Novidade: Óleo de coco

Esta semana chegou-me à mão, a última novidade da Trinca (a marca de granola, lembram-se?!), óleo de coco! 
Eu já tinha ouvido falar muitooo e bem do óleo de coco, mas só o conhecia em cápsulas. Este aqui tem toda uma outra função ... bem interessante. 

Óleo de Coco da Trinca é um óleo de coco refinado, extraído por primeira prensagem mecânica a frio, o que preserva  o sabor e o valor nutricional da gordura do coco. E ainda, por ser biológico é cultivado sem nenhum agrotóxico ou qualquer substância que agrida a nossa saúde.
Quais as vantagens do com óleo de coco?!
- É composto por ácidos gordos saturados, na forma de TCM (triglicéridos de cadeia média), sendo a principal fonte de ácido láurico (um ácido gordo estrela). Contém também ácido oleico e linoleico. Este tipo de gordura (TCM) é rapidamente metabolizado pelo nosso corpo, facilmente digerida, absorvida e transformada em energia ... o que dá um jeitão na perda de peso!
- Este ácido láurico, por sua vez contém monolaurina, um composto activo com acção antibacteriana, antiviral e antifungica, ou seja, pode ajudar o organismo no combate a vários bicharocos que fazem mal à saúde. 

- O ácido láurico também é termogénico, ou seja, estimula o metabolismo, aumentando a perda de gordura corporal.  
- É altamente resistente à oxidação, não produzindo ranço, o que o torna um conservante e um antioxidante natural. 
- Alguns estudos científicos referem que esta gordura ajuda na redução do LDL (o mau) e é protectora do fígado. 


Como usar o óleo de coco na cozinha?


É excelente para cozinhar, pois é uma gordura muito resistente ao calor, ao contrário do azeite e outras gorduras. 
Não tem sabor, nem cheiro!  

Pode ser utilizado para preparar receitas salgadas e doces como bolos, panquecas, 
omeletes. Até refogados de carnes, peixes. 
Pode ser consumido com frutas, iogurtes, nos sumos e no pão. Ou seja, serve para qualquer refeição! 

Recomendações de uso: 

Consumir cerca de duas colheres de sopa por dia.



Este óleo tem ainda outra particularidade, pode ser usado na Cosmética!!! 

Pode ser aplicado directamente sobre a pele e mesmo nos cabelos, funcionando com um “amaciador” natural. Além de hidratar a pele não contém radicais livres, e ainda previne o aparecimento de rugas. 
Inibe o crescimento de bactérias da pele, inclusive a acne, podendo ser usado para massagens e tratamentos cutâneos! 

Aqui está o óleo de coco da Trinca em primeira mão! Ainda não está à venda no plano D, mas penso que ainda esta semana pode chegar! 






5

Treinar na hora de almoço!

Aproveitar a hora de almoço para fazer exercício! 
Porque não?!

Dentre as desculpas para não fazer exercício físico, a falta de tempo está em primeiro lugar.

Já tentei a estratégia de acordar cedo, para caminhar ou correr, enquanto o Zé ainda dorme. Se conseguisse, a esta hora não afectava a minha rotina, nem perdia "tempo acordado" dele! Foi boa ideia, mas consegui para acordar cedo para aí durante um mês ... depois veio o frio a preguiça e afins!! :/

Também fazer no final do dia, já saio tarde do trabalho e poderia significar não o ver ou estar muito pouco tempo com ele! Fora de questão para mim!

Enfim, já não estava a ver "nenhuma luz no fundo do túnel", até que pensei: e que tal na hora de almoço?! E se eu ajustasse a minha agenda para fazer exercício na hora de almoço? 

Fazer 40 minutos de treino, era melhor que não fazer nada! E assim foi ... tem sido! 

O lado positivo é que o meu rendimento à tarde é melhor, estou mais bem disposta e animada (e com menos sono!)! O corpo durante o exercício liberta endorfina, a hormona que deixa qualquer pessoa mais bem disposta. 

Para quem está disposto a pensar sobre o assunto, aqui vão umas dicas: 

E o que comer? 

Das duas uma: 
* Ou fazer uma refeição mais leve cerca de uma hora a meia antes do exercício. E adiar "o almoço" para depois do treino. 
* Ou fazer um almoço mais leve, como uma sopa ou uma salada antes do treino, sem molhos, com pouca gordura e hidratos de carbono. E depois do treino fazer o 1º lanche da tarde. 
Não comer, está fora de questão!

Comunique com o instrutor do ginásio/PT

Se tiverem um instrutor, diga-lhe que tem pouco tempo para treinar, e pergunte de que forma é que pode potenciar o treino para esse tempo. Treinos de 30 a 40 minutos podem ser suficientes, mas precisam ser adaptados às  necessidades e objectivos de cada um. 

Muitos ginásio já têm muitas aulas à hora de almoço, é uma questão de se informarem. 

Sem exageros! 

Quem ainda vai trabalhar, não deve exceder limites. Contra mim falo, porque na primeira vez que treinei a hora de almoço, passei a tarde sem conseguir pegar na esferográfica, porque a mão tremia do cansaço! hahah
Convém fazer um bom treino, mas sem exageros, ainda temos uma tarde pela frente!

Se quer ter a certeza que a hora de almoço é indicada para si, responda às seguintes questões!

1. Vai conseguir se alimentar correctamente antes e depois do treino?
2. Tem pelo menos 1 hora de almoço disponível?
3. Tem algum ginásio perto do trabalho? 
4. Preparar a mala do ginásio não é problema?
5. Consegue tomar um banho rápido, e preparar-se a tempo de ir trabalhar bem apresentado? (confesso que esta para mim foi o principal problema... lavar e secar o cabelo dá uma trabalheira...!)


Ah, se não quiser ir ao ginásio, a hora de almoço também pode servir para uma caminhada! Porque não?!


O mais importante é que cada um consiga fazer exercício ... à hora que lhe der jeito: manhã, tarde, noite, noitinha ... temos é que encontrar "a nossa hora"! Experimentem ... 












2

Caso Clínico #11


Hoje trago-vos mais um rapaz! 

Por sinal um rapaz bem divertido, ou melhor, uma verdadeira animação!! Está sempre a falar e irradia boa disposição. 

O Filipe é da minha família, é meu primo. Um primo muito especial que praticamente viveu comigo até aos meus 10 anos. Quase um irmão! Ele engordou bastante, e eu nas "reuniões" de família passava o tempo todo a "chateá-lo" para ir ter comigo ao consultório...  

Até que um dia lá veio ter comigo ao plano D, já com 116 Kg ... era desregrado, e tinha um problema declarado: bolos! Adorava comer bolos, e comia um todos uns dias. Referia que era apenas: "uma queijadinha", "um pastelinho" ... e afins!  Ahah ..

A verdade é que agora 1 ano depois está com menos 30Kg (não parece pelas fotos, mas foram 30Kg) ... Pesa agora 86kg! 
Com muita reorganização do dia-a-dia alimentar e algumas novidades introduzidas tais como:   horários de refeições, saladas, vegetais, água, fruta e exercício. Importa referir que agora está a treinar entre 4 a 6x/semana ... :D E volta e meia chateia-me para ir correr com ele! Passou ele a ser o chato ... haha 


Está óptimo ... e está pronto para manter o peso! Mais que tudo, encarou esta mudança como uma mudança do estilo de vida, sem stress!! 

Estou uma prima orgulhosa! :D

Vejam as fotos: 











1

Qual a melhor dieta?!

Aqui está o artigo publicado na nova revista digital sobre desporto - A META 
Podem conhecer a revista AQUI

Qual é a melhor “dieta”?
Esta é uma pergunta que me fazem com alguma frequência. “Qual a melhor dieta para emagrecer?”. Todos procuram a dieta perfeita, o método perfeito, o corpo perfeito.
E a minha resposta é: a melhor dieta, é aquela que conseguimos cumprir e manter, e que nos faça bem! Uma dieta que tenha de tudo um pouco, com as doses adequadas de vitaminas, minerais, que tenha fibra, energia e mais que tudo boas fontes de proteina, hidratos de carbono e gorduras. Uma dieta que evite compostos que "façam mal ao nosso organismo”.
Não existe fórmula mágica para emagrecer. Para emagrecer é preciso persistência, alguma disciplina, mas mais que tudo uma atitude de mudança … E que a motivação para a mudança resida em questões de saúde e de bem-estar!
Existem dietas de todas as formas e feitios, desde dietas sem hidratos de carbono, do tipo de sangue, dietas da fruta, dieta de atkins, dietas dos pontos, hiperproteicas, cheias de suplementos, dietas detox de 2 a 3 dias… dietas mil, umas mais rápidas, umas mais lentas, mas que de uma forma geral o objectivo de emagrecer é alcançado. Funcionará a curto prazo… e não se aplica a todos! Será que valem mesmo a pena?
Por exemplo, cortar o glúten da dieta traz vantagens a algumas pessoas, mas outras até podem comer pão de trigo e se sentir muito bem. Assim como a lactose, tenho pacientes que sentem-se muito bem a ingerir leite (talvez tenham mais lactase que o normal para digeri-lo), por outro lado, tenho outros que não beneficiam em nada, e sentem-se “inchados”. Com o passar do tempo, e com todas as consultas que já dei, o que aprendi é que o “que serva para um, não serva para outro”, e se der 30 consultas por dia, nas 30 vou focar aspectos diferentes.
Ainda não existe uma verdade absoluta sobre nutrição e exercício físico. O que numas pessoas funciona bem, noutras pode nem funcionar! Cada pessoa tem o seu corpo e o seu metabolismo, e tem também uma personalidade única.
E nada de radicalismos. No meu ponto de vista, é impensável afirmarmos que “nunca mais” vamos comer uma bola de berlim, ou beber uma poncha.  “Asneiras” vão existir para sempre, quer quando estivermos aborrecidos e nos apetecer um doce, quer na casa dos amigos num convivio, quer a fatia de bolo de aniversario ou a malassada do carnaval… fugas à dieta vão existir sempre, e até devem existir! Um estilo de vida saudável, inclui este tipo de comportamento.
Resumindo, para mim, a melhor dieta é aquela que traz bons resultados, a que conseguimos manter uma vida inteira e a que nos faz sentir bem! É alcançada com paciência e persistência, mas os resultados são gratificantes. E cada um tem “a sua dieta”, para que cada um possa dizer que: Esta é “a minha dieta”!
Boas escolhas alimentares,
Nádia Brazão
Dietista clínica do Plano D

Nº da Cédula Profissional: 0653D

Arti
0

A festinha do Zé - McQueen

Este ano não tive hipóteses!

Enquanto o ano passado, ele não tinha exigências e pude fazer uma festa totalmente á minha maneira (e à do pai), este ano ele já tem muitas vontades próprias! 
Perguntei-lhe o que queria para a sua festa de anos, ao que ele me respondeu prontamente:  uma festa do McQueen, com carrinhos e doces! 

Ok, estava destinada a não ser uma festa dietética como ESTA, e o pão integral e a fruta, passaram bem despercebidos no meio de tanto doce ... que o satisfez! 







A casa dos pneus :D








E como era Carnaval a familia McQueen alargou-se ... e vieram também o Luigi e o Guido! E o Mcqueen não quis calçar os sapatos para a foto ... 






0
Back to Top