A Melhor Sobremesa Dietética


0

5ª Caminhada do Plano D



0

Novo Site e Semana da Saúde

Olá amigos,

Finalmente já temos o site do plano D ... mais ou menos prontinho e com muitas novidades:

Dêem uma vista te olhos:

www.planod.pt

E chamo a atenção para a semana da saúde:


0

O lanchinho do Pedro

Ontem o Pedro estava a trabalhar muito muito muito ... e pediu ao G. para lhe levar um lanchinho ... Vejam isto: 


Para quem não percebeu ... o Pedro fez uma "sopa" de um crepe com bola de gelado e chocolate! Diz ele que é para dar energia! 

Isto dá energia?! 

Conhecem alguém que faça isto a meio da tarde?! Á vossa frente?!


1

Primeira sessão de Pressoterapia

Primeira sessão de Pressoterapia ... 

Como a Nádia explicou (a melhor fisioterapeuta da Madeira, que por acaso "mora" aqui na sala da frente...) o que estas botas gigantes fazem é semelhante a imaginarmos uma pasta de dentes tipo Colgate, onde se espreme de baixo para cima aos poucos, até esvaziar a pasta...! (Neste caso volta a encher vezes sem conta... ou mais ou menos 20 minutos). O efeito é o de estimular a circulação inferior a ter um melhor retorno venoso! Estimula sistema circulatório e linfático  ... 
Portanto é bom para: 
 - prevenir o aparecimento de varizes
 - reduzir a celulite e a retenção de líquidos
  

(e mais umas coisas cultas que ela explicou para lá... mais do âmbito da recuperação física) :D 

O que se sente: uma soneira, porque ficar 20 min parada já não é para mim ... e depois uma grande vontade de ir a casa de banho (fazer xixi) ... e significa que o tratamento funcionou! 



0

Varizes não!!!

"Isto" da gravidez é fantástico e um filho é a coisa mais maravilhosa que podemos ter ... Posso até lidar bem com doenças da tiroide, aumento de peso, cansaço e afins ... mas VARIZES ... NÃO! hahaha 

Então vejamos algumas dicas para evitar que cresçam ou apareçam: 
  • Fazer exercícios físicos de baixo impacto, como caminhadas, hidroginástica, natação...
  • Não ficar muito tempo parado na mesma posição, seja ela em pé ou sentada (se não tiver hipótese de caminhar, faça exercícios que ninguém se aperceba ... mexer as pernas, pôr-se em bicos de pés .. repetidamente!)
  • Controlar o peso 
  • Não fumar
  • Não apanhar sol em excesso
  • Sauna, hidromassagem e banhos muito quentes dilatam os vasos sanguíneos e pioram as varizes
  • Elevar as pernas sempre que puder
  • Usar meias de descanso 
  • Fazer uma suplementação com castanheiro da índia, centelha asiática ou rutina (funciona muito bem na activação da circulação periférica e não tem consequências)
  • Sessões de fisioterapia (pressoterapia...) 
  • Sessões de acupuntura (uma maravilha...) 


2

Mas ELE perde sempre mais peso ...

A D. Inês e o Sr. Arlindo estão a fazer um plano de perda de peso e de re-educação alimentar na minha consulta. No mesmo espaço de tempo a D. Inês já perdeu 8kg e o Sr. Arlindo perdeu 15kg. A D. Inês é muito mais disciplinada e faz exercício, o que faz com que o meu trabalho seja o de "consolar" a D. Inês e explicar-lhe que por mais asneiras que o marido faça .. ela não as pode fazer! 

Os nomes são fictícios mas o caso é real.

É muito comum a família querer mudar os seus hábitos alimentares, e não só o marido, a mulher, ou o filho ... 
Diga-se de passagem que o trabalho é bastante entusiasmante e muito mais fácil para mim ... tenho sempre um auxílio extra, ora vejamos: 
Se a mulher tiver o marido em casa a comer "batata-frita" enquanto ela come a sopinha ... a coisa fica "complicadinha". Mas se ao contrário, tiverem os dois a comer a mesma coisa ... é mais fácil o cumprimento do plano, certo?! 
(E também é verdade que quando fazem asneiras, também se motivam mutuamente ... haha "Vais comer o geladinho?! Ah, então eu também vou") ... 

Mas resumindo... funciona muito bem em família! 

O SENÃO : ELES perdem sempre mais peso que elas (mesmo fazendo mais asneiras...!)  

Heis a explicação: 


E o que fazer: 



Eu costumo dizer às minhas pacientes: "Comer com um homem é como ir às compras com uma amiga que ganha o triplo que nós!! Apenas temos que nos mentalizar e aproveitar a experiência, senão ficamos frustradas e angustiadas..e a vida é bem mais que isso!" 



São puramente diferenças físicas e químicas!!! 


Boas escolhas alimentares... e comam menos que eles! :D 
2

A doença celíaca ...


E doença celíaca, já ouviram falar?! 

Actualmente tenho alguns doentes celíacos em consulta ... e achei por bem vos dar a conhecer mais um pouco da doença ... e de como as pessoas podem viver muito bem com ela (ao contrário do que se pensa ...). 

Em Portugal cerca de 1 a 3% da população é celíaca, no entanto, pensa-se que apenas uma parte está diagnosticada, cerca de 10.000 ... quando na realidade serão uns 70.000 a 100.000 celiacos por diagnosticar em Portugal. 

Ouu sejaa ... todos nós devemos conhecer um doente celíaco pelo menos (mesmo sem o saber...)

A doença caracteriza-se por um dano no aparelho digestivo e que interfere com a absorção dos nutrientes. Quando estes doentes ingerem alimentos com glúten (uma proteína presente em alguns cereais como:  o trigo, o centeio, a aveia e a cevada) ... o sistema imunológico responde danificando as vilosidades intestinais.
É uma doença genética, mantém-se por toda a vida, e por vezes torna-se activa pela primeira vez após um acontecimento como: cirurgia, infecção viral, stress emocional, gravidez ou parto! 

Resumindo, estes doentes não podem ingerir alimentos tão comuns como: pão, bolos e bolachas, massas, iogurtes com cereais, panados, delícias do mar, pizzas, lasanhas e canelones... e por aí além! ...
Já pensaram se isto de um dia para o outro vos acontecia ... e que seria para o resto da vida?! ...

(se quiserem conhecer uma realidade vão ao seguinte post: #5 Caso clínico de um doente celíaco) 

No Plano D existem umas prateleirazinhas dedicadas a este tipo de alimentação ... só para a vida dos celíacos não ficar tão chatinha! :D 





1 - Madalenas com recheios simpáticos
2 - Vários cereais de pequeno-almoço, opções para adultos e crianças
3 - farinha sem glúten, para quem quiser fazer um bolinho ou pãezinhos ou broazinhas em casa. Ou então para quem prefirir, pão e bolachas já elaborados e embalados, prontos a consumir. 







Tostas, galetes, bolachas maria e waffers sem glúten



Massinhas sem glúten, com várias formas e formatos. 


0

#5 Caso Clínico


Em seguimento deste post  mostro-vos então o caso clínico de um doente celíaco


--> Rapaz, 30 anos, com significativos sintomas gastro-intestinais perturbadores do bem-estar diário (influenciando a vida profissional e familiar do doente). Após ligeira perda de peso e persistência dos sintomas em consulta médica foi-lhe diagnosticado a doença celíaca. 

Vejam como a vida dele mudou ... 


1.      O que sentiste quando te diagnosticaram a doença celíaca?
Epa, uma sensação mista de tristeza com alívio.  Triste por ter sido diagnosticado uma doença que á partida terei de lidar com ela para o resto da vida, mas por outro lado de alivio porque após 6 meses de muito stress, ansiedade, incerteza finalmente fiquei a saber que realmente tinha uma doença mas que era perfeitamente possível ter a minha vida normalíssima apenas com algumas restrições alimentares.

2. Antes de iniciares a tua "dieta para o resto da vida" concerteza tinhas medos e receios, agora cumprindo a dieta já à algum tempo, o que achas?! Esta a ser mais complicado ou mais simples do imaginavas?
Sinceramente, mais simples do que imaginava. Sabia que teria de fazer algumas restrições, mas não sabia como iria gerir-las no dia a dia. As restrições que necessitamos de fazer não são assim tão duras, ainda mais hoje em dia que existe uma panóplia tão variada de alternativas no que diz respeito a produtos alimentares sem glúten. Todos nós no fundo somos gestores, basta sabermos gerir a nossa alimentação, sabendo o que não podemos comer e que alternativas temos para matar o desejo. Não sendo o meu caso especifico porque nunca fui muito fã do pão, julgo que a maior dificuldade das pessoas será a restrição do pão, dado ainda não encontrarmos pão de qualidade que substitua o pão original (com glúten). Nesta caso em concreto aconselho que as pessoas façam o seu próprio pão em casa.



3. Que principais transtornos te causa a dieta no teu dia a dia de trabalho? 
Única e exclusivamente o facto de ter cuidado com a refeição que vou escolher. As pessoas que podem optar o local onde vão comer, podem perfeitamente escolher a refeição. Quem almoça no seu trabalho, terão de ter mais algum cuidado dado poder haver alguma refeição num determinado dia que não possam comer. Sugiro que solicitem o menu da semana para que possam gerir as vossas refeições.



4. Quando estás em em festas ou jantares e as pessoas te oferecem alimentos com glúten, o que fazes? 
Digo simplesmente que não posso comer, e que vou comer outra coisa. As pessoas que tem alguma dificuldade em aceitar e transparecer a sua doença, podem perfeitamente dizer que agora não apetece, preferem outra coisa.

5. Quando vais jantar ou almoçar fora de casa, que opções alimentares costumas preferir nos restaurantes?
Sempre fui muito fã de arroz, por isso o facto de não comer massa não me perturbou muito. Sempre que vou a um restaurante opto por um prato que possua arroz ou um que seja á base de legumes  ou a base de saladas, etc..



6. Quais os teus novos alimentos preferidos?
Como minha avó diz, sou de “bom dente”, não existe assim novos alimentos que prefiro. Continuo a gostar do que gostava, mas se não for o alimento normal, o alimento que o substituiu sem glúten. Mas as pipocas de Caramelo são muito boas… hihihihi




7. Antes de saberes que eras celíaco, tinhas uma alimentação com glúten, ou seja, "o normal", de que é que tens mais saudades de comer? 
O único alimento que tenho mais saudades de comer são bolos. Foi o único alimento que posso dizer que me dá algumas saudades.


8. Comes alguns alimentos com glúten de vez em quando? E sentes consequências?
Por mais que queiramos ter uma alimentação 100% isento de glúten, é muito difícil hoje em dia. A panóplia de alimentos, que são confecionados, os extras que levam na sua confeção, as refeições exteriores principalmente as que levam molhos, misturas, etc… é sempre difícil. De vez em quando, deixo escapar um “golinho” de cerveja, pedacinho de tarte, bolo, etc… Dependendo da quantidade posso sentir que a nível intestinal alterou um pouco, e pode alterar um pouco a consistência das fezes, nada mais.




PS * Obrigada ao paciente por ter disponibilizado o seu tempo e boa vontade para responder ao inquérito! :D 
0
Back to Top