Bolachinhas de aveia, linhaça e pepitas de chocolate!

Este fim de semana, já me lembrou o Natal! 

É uma época do ano que eu adoro ... e este ano começou bem cedo! Começou na sexta, quando fomos buscar o Zé à creche, e partimos para o AKI decididos a comprar uma árvore-de-Natal-de-jeito! 
Nos últimos Natais, tínhamos sempre uma árvore com mais bolas que galhos -  ahah - E em todos dizíamos: "para o ano, vamos comprar uma árvore a sério". 
Este ano o Zé, já está grandinho, já acha piada a se "portar bem" para o Pai Natal trazer presentes, e está bem mais atento às decorações dos shopping's

Concluindo, já tenho a árvore montada, no meio da sala, ainda sem bolas nem adereços! Foi uma decisão unânime, e estamos todos muito felizes (lol) ! 

Nada para lembrar o Natal como as bolachinhas, e no sábado decidi fazer umas lá para casa.  
Pensei juntar os benefícios da aveia e da linhaça ao doce do chocolate e o resultado foi este: 

Receita das bolachinhas de aveia, linhaça e chocolate:

(faz bastantes para 3 e ainda sobrar...)  

90g de flocos de aveia
160g de farinha integral 
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal marinho
2 colheres de sopa de linhaça (moída ou inteira, eu usei inteira)
5 c.sopa de mel de abelhas
4 c.sopa de azeite
1/2 colher de chá de canela em pó
80 g de chocolate de culinária picado grosseiramente (ou passas ou nozes ou sementes de abóbora.... aqui dá para variar)

Misture a água morna com a linhaça moída, e de seguida o mel e o azeite, misturando bem. 
Junte agora a farinha, a aveia, o bicarbonato de sódio, a pitada de sal e a canela. Por último, junte o chocolate picado.
Com o auxílio de uma colher de sopa, coloque pequenas porções da massa, aproximadamente do tamanho de uma noz grande , num tabuleiro com papel vegetal, e achate um pouco as porções. Leve ao forno durante 15 minutos a 175ºC. Depois de retiradas do forno, deixe arrefecer mais 10 minutos no tabuleiro... e não as comas todas de seguida! 3 a 4 Bolachinhas destas servem perfeitamente para um lanche! 







3 comentários

Back to Top