Quando somos pais, a vida muda completamente (e nem me vou estender muito sobre este assunto...), começamos a projectar a vida dos nossos filhos, e mesmo sem querer vamos imaginando um futuro para eles. O meu filho não é excepção, à parte de um milhão de coisas que me passou pela cabeça, uma coisa que queria muito era que praticasse desporto, que fosse um atleta! Quer dizer, é lógico, eu sempre fiz desporto e o pai É licenciado em Desporto... já começamos a imaginar um futuro Tiger Woods, Cristiano Ronaldo ou Ian Thorpe! ahah
O Zé Pedro, como todos os amiguinhos da sua escolinha, é avaliado. Uma avaliação suave, bem organizada pela educadora (interna) e pelos professores externos de "educação física" e "música". Há cerca de uma semana recebemos a avaliação de "educação física"!
E...como é que vos explico isto?! Não era má, mas não era boa, era "assim-assim", com uma nota que dizia qualquer coisa como: "distrai-se com facilidade"!
Depois de conversarmos com a educadora percebemos que "o problema", nem era a (só) capacidade física/motora, mas era sim o comportamento dele perante pessoas "de fora". O artista acha de não cumprir o que a professora pede, e acha-se no direito de fazer o que lhe dá na tola!!
Tá boa!
Antes de me concentrar em: "Como é que vou dizer isto ao Pedro?!", fiquei bastante preocupada com o comportamento do Zé.
A solução mais viável, pareceu-nos colocá-lo em desportos "fora da escola"! Não está a ser suficiente o futebol, que ele tem, na escola.
Esta foi a minha inspiração para este post.
3 Razões fundamentais para colocar as crianças num desporto
1) Colocar num desporto o mais rápido possível. E ser persistente, se não correr bem à primeira, vamos tentar um segundo, terceiro, quarto treino. Acreditem, sei bem o que isto é, cheguei a levar o Zé Pedro à natação durante 4 treinos onde a única coisa que ele admitia era ficar no jacuzzi, pareceu-nos completo tempo perdido. Se não continuar a não correr bem experimentem outro desporto, mas não desistam!
2) Nem é só uma questão de peso. As crianças que se exercitam aprendem valores: cooperação, respeito, amizade, justiça, empenho e derrota. O desporto ensina às crianças que a vida não se faz apenas de sucessos e insucessos, ensina que perder não significa fracasso! Ensina a respeitarmos mais "os outros", os de fora, é isto que o Zé Pedro está a precisar!
3) Hoje em dia há muita evidência científica que quanto melhor a preparação física, maior o desenvolvimento intelectual. Se querem filhos mais atentos e mais disciplinados, experimentem colocá-los num desporto. Além disso, a prática constante de desporto traz vários benefícios em saúde: desde o controlo do peso, diminuição do risco de doenças, elevação a auto-estima, diminuição da ansiedade, regulação do sono, e desenvolvimento da noção de compromisso, de espírito de equipa, disciplina e tolerância à frustração.
Estão convencidos?! Agora é uma questão de organizar o orçamento e a logística familiar: É longe? Quem vai levar e buscar? É caro?
Mas ponderem, e ajam! ;)
No dia a seguir teve logo a primeira aula de golf (por insistência do avô). A primeira hora foi a apanhar pinhas haha, mas nós não vamos desistir!
Sem comentários