Caso Clínico #17 (com muito orgulho)

Olá, bom dia! 
Hoje trago-vos um caso clínico que guardo no coração há 7 anos. Nunca o consegui publicar mais cedo: ou porque deixei o tempo passar, ou porque a Marta não tinha fotos do "antes" (qualquer coisa relacionada, com o não gostar de se ver!), mas finalmente conseguimos nos arranjar para vos mostrar este caso. 
A Marta procurou-me há cerca de 7 anos, para ser mais precisa no dia 8 de Julho de 2008. Eu trabalhava há cerca de 1 ano, e o Plano D tinha acabado de abrir! Foi se calhar das primeiras grandes perdas de peso que acompanhei.
O caso era desafiante: a Marta precisava de perder peso pois apresentava uma Obesidade do grau II, era sedentária, muito "desligada" dos hábitos alimentares e dos cuidados com a saúde e com o corpo. Para desajudar, trabalhava num café que serve hambúrgueres e pregos (maravilhosos)! Ahaha
Tinha sido Mãe há  cerca de 3 anos e nunca tinha tido peso normal anteriormente, ou seja, sempre tinha sido "gordinha"!
Enfim, vou dispensar pormenores do acompanhamento, até porque foram 7 anos de consultas. A Marta levou cerca de 1 ano a perder 30Kg, e está há 6 anos a mantê-los! (E sempre a comer amendoins. Ela gosta tanto de amendoim, que dava por mim a criar apontamentos do tipo: "comeu muitos amendoins" ou "conseguiu comer menos amendoins" ahah ). Inicialmente fazíamos acompanhamento semanal e quinzenal, hoje vejo-a de 2 em 2 meses ou de 3 em 3 (não mais!). 
Ah! E a Marta hoje, é instrutora de Zumba
Bem,  para mim é sem dúvida uma mulher de muita força e que luta constantemente pelos seus objetivos! Nunca a vi desistir, nem quando teve muita vontade! 
Aprendi mais com a Marta que a Marta comigo,  sintam-se inspirados porque para mim ela é uma verdadeira inspiração! ;) 



Não temos mais fotos "do antes" para vos mostrar, mas isso é culpa da Marta ahah


0

Receita #Bolinhos de cenoura e amêndoa

Vou tentar num post só falar de muitas coisas. 
A semana passada, foi intensa, entre uma acção na Escola Horácio Bento Gouveia seguida (literalmente) de uma passagem rápida pela RTP Madeira, para falar de Hipertensão (para quem não viu, podem ver AQUI, começo no minuto 28); 
Na sexta e sábado "comemoramos" o Food Revolution Day que já vos tinha falado aqui
Obrigada à OrganicA pelo convite, pelo carinho e por me terem despertado para tantas outras coisas (como o consumo de alimentos do mercado sustentável e a origem e a qualidade do salmão - assuntos que voltarei a falar aqui no blogue!)
Inspirada pelos pais, pelas nossas conversas e pela necessidade urgente de receitas "rápidas e com o que se tem em casa" deixo-vos uma que fiz no domingo. Quando digo que foi com o que "tinha em casa", é porque foi mesmo. Quando me pedem a receita, confesso que fico um pouco preocupada. Correu bem porque correu bem, não sei se a vou conseguir reproduzir! 
Por isso aconselho-vos a seguir a ideia, e a também inventarem com o que têm!

Queques de laranja e amêndoa

- 150g de farinha de amêndoa (também deve ficar bom com a de côco)
- 200g de farinha de aveia (era a que tinha, mas pode ser de trigo, esperta, kamut, quinoa ... enfim)
- 1 c.sopa de óleo de côco (se não me tivesse acabado, acho que deitava duas)
- 2 ovos inteiros
- 1/4 frasco de geleia de trigo (não tinha açúcar em casa, nem mascavado, nem de côco. Foi a primeira vez que usei geleia numa receita para bolos e correu muito bem)
- 2 cenouras descascadas e bem picadas
- 1 colher de fermento em pó. 
(já sabem, muito importante usar sempre ingredientes biológicos, de preferência todos).

Misturei os ovos, com o óleo de coco e a geleia. Depois incorporei bem as farinhas, e bati (com a batedeira) uns 4 minutos. 
Levei ao forno, cerca de 25 minutos. Mas fiquem de olho. 

Depois digam como correu aí por casa ;) 



4

O que é o Food Revolution Day?

O que é Food Revolution Day? 
É um evento global, organizado pelo Jamie Oliver (que dispensa apresentações) e tem como objectivo principal a luta pela educação prática sobre alimentação nos currículos escolares. 
Este evento já é celebrado há cerca de 4 anos aqui na Madeira, com a OrganicA

"Jamie apaixonadamente acredita que, ao educar as crianças sobre a comida de uma forma divertida e envolvente, podemos equipá-los com as habilidades básicas que necessitam para levar vidas mais saudáveis e mais felizes, para si e para as suas futuras famílias. Por outro lado, com as doenças relacionadas com a alimentação a aumentar a um ritmo alarmante, nunca foi mais importante educar as crianças sobre a comida, de onde vem e como isso afecta os seus corpos!"

E vocês acreditam no mesmo?! 
Se sim, venham ter conosco no próximo Sábado, no Armazém do Mercado, às 10h30
A inscrição são 5€/pessoa, e pode ser feita no Plano D. 




Para mais informações, acerca do #FRD2015, vejam o site e o video do Jamie! 

E aqui para assinar a Petição! 


0

Uma Semana a Revolucionar as Lancheiras

Esta semana vai ser dedicada aos mais novos! 
O programa é o seguinte: 

13 de Maio (quarta-feira) às , para "os Pais" da Horácio Bento Gouveia


15 de Maio (sexta-feira) às 18h, para "os Pais" do Externato de Apresentação de Maria. 


 17 de Maio (sábado) - N'O Armazém do Mercado (Aberto ao público - inscrição no valor de 5€)


Pais, inscrevam-se, vai ser bem giro! 
Vamos ter uma "parte teórica" onde vamos falar de várias coisas. Começamos por perceber a urgência da mudança alimentar nas crianças, perceber que "ambiente" é este que está a predispô-las para más escolhas alimentares. E de forma mais prática vamos comparar o que lhes damos, ao que lhes devíamos estar a dar! A OrganicA preparou umas receitas para provarmos, e o Plano D irá patrocinar todos os ingredientes saudáveis e biológicos!  
É o Workshop certo para pais preocupas com a alimentação e que queiram mimar os filhos, da forma mais saudável possível! 


0

O Trail...de Coração (na Natureza)

O meu primeiro trail foi hoje. Foram "só" 6Km, e é mesmo por aqui que vou "pegar". Antes de me inscrever para o Trail, algumas pessoas disseram-me coisas tipo "não faças o de 6, é muito pequeno, vai te saber a pouco" ou "6km? Consegues mais!!". 
Sim, se calhar conseguia, mass..."possassssss" ninguém avisou que eram 3 km a subir, a SUBIR MESMO, e depois cerca de 3km a descer, DESCER ESCADAS! ahah 
Não senti que tivesse sido fácil para mim, mas no final ficou a sensação de dever cumprido! Nem de perto, nem de longe sou daquelas pessoas focadas e que acreditam que chegam ao fim sem interrupções. Mais depressa dou por mim a antever que se "torcer um pé" ou "partir uma unha" vou ter que esperar pela "equipa de resgate aéreo". E efetivamente aqui é que está o desafio, não duvidar das nossas capacidades! 
Como tal queria agradecer a todos os colegas da minha equipa do Plano D. 
Hoje senti um prazer enorme, um orgulho tremendo! Senti-me inspirada pelos outros, os que estão tão perto de mim. Senti que muitas vezes reclamamos por tão pouco. 
* À D. Idalina, que fez dia 1 de Maio precisamente 1 ano que começou uma longa viagem, e hoje 1 ano depois totaliza uma perda de 54 QUILOS. Estava ali, ao meu lado, conseguiu!
* Ao Carlos que há uns tempos atrás (e há 20 e tal kg) nem estava praí virado  para as corridas. Fez o trail de 16Km, num tempo espectacular (e reclamava que não tinha acertado no timming da ingestão da barra). 
* Ao Hélder que há uns anos atrás (há 34 kg atrás) "nem dava para uma caminhada", agora estava irritado que tinha dado um espalho a meio do percurso e SÓ tinha consegui tirar meia hora ao tempo que tinha previsto (LOL). 
* Ao Gonçalo que tem um potencial enorme para fazer um trail em sprint e levou a Vanessa ao colo (literalmente). Mostra-nos sempre que desporto não é só ganhar!
* Ao Francisco que só tinha dormido 2 horas e quase ficava à minha frente. 
* À Vanessa que está mais virada para a Yoga e acabou a meta num modo-super-zen, e com um grande sorriso!  
* Ao Filipe da Joana, que fez a prova dos 16Km (um por cada quilo perdido), e é tão preocupado que levou um "furador de papéis", caso a organização não tivesse feito os "buraquinhos para os alfinetes" no dorsal! haha
* À Nádia! Ela está sempre lá para mim! Sempre! Além de passar a prova a disparar risos, sorrisos, e gargalhadas em todas as direções, ela acredita sempre (em todos!) - (amanhã prometo retribuir-te uma sessão de "fisioterapia" ahah)! 
(Desculpem não ter falado de todos, todos, todos)
.... E por fim ao nº 566: Sempre quis fazer a prova ao meu pé, deu-me água quando pedi, deu-me gel quando pedi, levou a minha mochila, empurrou-me para as subidas, deu-me a mão nas descidas... e nunca desistiu de mim! 
Enfim, resumindo, numa prova deste género, todos nós superamos! O trail running não é "só" correr! É isto, nos deixarmos inspirar pelos outros, se eles conseguem nós também conseguimos! 
E vocês ainda vão ficar no sofá?! ;) 

(Ah e um especial obrigada à organização do trail, eram todos super simpáticos e prestáveis, desde o Sr. que entregava os dorsais, a todas as pessoas que nos orientava durante a prova! Muito bom)





O Plano D de Coração na Natureza



Dever mais que cumprido! 


Quase a cortar a meta! 


Enquanto ainda acompanhei a Nádia e o Rúben ;) ahah


Eu disse que tinha escadas!!


Uma paragem para a foto à paisagem!


Na conversa fiada! 


O 566!

0
Back to Top