O nosso Summer Fitness [Com fotos]

Confesso que sexta-feira, às 5 da tarde depois de ter ido buscar o Zé à escola, a última coisa que me apetecia era fazer malas! Estava cansada, esgotada, aborrecida, o Pedro tinha tido um dia daqueles ... penso que a única pessoa que estava verdadeiramente extasiada com toda aquela agitação era o Zé Pedro! Rapidamente arranjou-se sozinho, chegando ao nosso pé numa figurinha energética que só vendo (aliás, vejam a foto) 
Lá fomos nós para o Lobo Marinho... ainda em modo piloto automático... aos poucos começamos a ver os nossos amigos; o grupo juntou-se no solário para uma foto de grupo antes do barco partir e já aí, comecei a sentir a disposição a mudar. Estávamos todos para o mesmo... prontos para um grande fim de semana!! hehe
Ficamos num apartamento enorme, mesmo grande, com cozinha completa o que ajudou imenso na logística das nossas refeições! Tínhamos 3 malas, e 1 delas era só de comida (óbvio). Levei bananas, cajus, aveia germinada, galetes, manga desidratada, sumos, leites vegetais, bolachas, pão bio e sopas para o Zé. Toda a restante comida compramos num mini mercado que havia lá por perto e preparamos no apartamento; com excepção do pequeno-almoço que era incluído.
E as atividades... as atividades foram TOP! Super bem organizadas. Acho que fiz mais de 5 horas de exercício no fim de semana. O sábado começou com um trail de 13 km, almoçamos, e na parte da tarde as atividades continuavam: bodycombat, cx, sh'bam, balance... tanta coisa para experimentar!
Sábado fomos todos jantar a um restaurante, que por sinal, era muito bom, mesmo na areia: perfeito. 
 Domingo, fomos até à praia, e podíamos optar entre uma caminhada ou stand up paddle. À tarde fiz Cycle e Streching! Enfim, podia-vos descrever as atividades ao pormenor, mas o post ficaria muito longo e aborrecido (compenso, com muitas fotos). 
Nos entretantos o Pedro ganhou a placa A do torneio de squash, e o Zé Pedro quase ganhava a medalha de ouro por ter conseguido molhar todas as pessoas que passavam perto da piscina depois dos seus mergulhos! ;)
No final do fim de semana, ficou a sensação de cansaço... um cansaço completamente diferente daquele da sexta feira. O melhor cansaço de sempre... e penso que para todos! 
[Muitos parabéns à organização, aos colaboradores, e aos meus amigos ... foi inesquecível; por mim, fazia isto todos os meses]


























Os grupo de trail (que parou para uma foto hehe)






Aqui o grupo de trail junto com o grupo do Body Attack

           As aventuras do Zé Pedro: 


Aqui à chegada do Lobo Marinho



Aqui no parque infantil do hotel. Gostamos muito destes pormenores, o hotel tinha imenso espaço exterior, parque e piscina infantil. Super kids friendly.



No jantar e disco party de sábado:




Com a minha comadre :)


Agora domingo:











Aqui as nossas comidinhas: 





E à despedida ...  





0

Overnight com pudim de chia

Overnight com pudim de chia 

Já estamos no final de setembro, e já tinha saudades das papas de aveia ao pequeno-almoço. 
Este aqui preparei durante a noite, para comer no Plano D depois do treino das 7h [como ia acabar o treino às 8h, só tinha tempo para um duche rápido e para pequeno-almoço até começar nas consultas] 
Então aqui vai: 

Primeira camada: Pudim de chia

- 1/2 latinha pequena de leite de côco bio
- 2 c.sopa cheias de sementes de chia

Segunda camada: Overnight oats 

- O resto da gatinha do leite de Côco
- 1 c.sopa de flocos de aveia sem gluten
- 2 c.sopa de frutos vermelhos congelados
- 1 c.sobremesa de açaí em pó. 

Modo de fazer

Simples, basta misturar bem todos os ingredientes e deixa-los em frasco de vidro no frigorifico durante a noite. De manhã, só juntei uma camada à outra, para formar este efeito mais bonitinho... e como topping, coloquei 1 noz, algum pólen de abelhas e umas bagas de goji.

Eu comi apenas metade da dose, e deixei o resto para o meio da manhã. Tanto a chia como a aveia são alimentos altamente pacientes pelos seus teores em gorduras instaurada e em fibra respectivamente. 
Só tem ingredientes biológicos, não tem glúten, nem lacticínios. 









0

5 Dicas: Alimentação saudável em idade Escolar!

Começa hoje um novo ano letivo! Para mim Setembro é o segundo Janeiro, as pessoas estão mais inspiradas para a mudança e com mais vontade de se organizarem. 
Este post é para todos os pais que têm crianças em idade escolar, e que se preocupam não só com o a compra dos livros, cadernos, mochilas, horários, atividades extra-curriculares e explicações, mas também que se preocupam com a nova rotina alimentar dos seus filhotes. 
Então aqui vão umas dicas. 

1. Avaliar os filhos

Aconselho a pararem uns minutos e olharem para as crianças com "olhos de ver", será que estão bem, estão gordinhos ou magrinhos, será que estão a crescer?! O ritmo é tão frenético que por vezes "uns quillinhos a mais nos nossos miúdos" não é um problema. Mas pode vir a ser, se não agirmos na hora certa. 
Deixo-vos aqui com as tabelas de percentis, meçam os vossos filhos e vejam onde andam!

2. Organização da rotina alimentar positiva

De acordo com os horários escolares, tentem compreender a que horas têm intervalos para lanches e almoço nas partes da manhã e da tarde. Por vezes as crianças ficam muitas horas sem comer, o que diminui o rendimento escolar e aumenta o apetite levando a que façam más escolhas alimentares quando a "comida aparece"! Muitas delas até têm intervalo para lanchar mas preferem a brincadeira esquecendo-se de comer: expliquem-lhes a importância destas refeições. 
É também importante que a criança tenha refeições em família, se puderem tentem almoçar com elas, se não, pelo menos o pequeno-almoço e jantar devem ser em família: dá-lhes conforto, segurança e é uma excelente oportunidade para assimilar melhor os nutrientes da refeição, e lhes ensinarem a fazer boas escolhas!

3. Não tenham medo de reduzir alimentos com açúcar

Há uns meses num workshop que dei sobre lancheiras saudáveis, uma mãe referia oferecer bolachas "oreo" depois da natação do filho para que este "repusesse" energia. Isto é um erro, alimentos açúcarados, ricos em gorduras saturadas  e em sal, não lhes dão energia, muito pelo contrário, tiram-lhes energia, aumentam o peso, e em excesso não permitem o correto desenvolvimento e crescimento. Não tenham receio de restringir estes alimentos a festas ou ocasiões mais especiais... estão-lhes a fazer bem! Invistam neles!

4. Negociar 

É importante explicar às crianças porque devem comer bem; porque devem: escolher comer fruta em vez de "sumos", iogurtes em vez de "leites achocolatados", e pão em vez de "manhãzitos"!
Envolvam os filhos na escolha dos lanches, quando os lanches "são negociados" são melhores aceites e mais cumpridos. 

5. Escolher sempre os melhores ingredientes

A nossa preocupação como pais deve ser a de de escolher alimentos ricos em nutrientes: vitaminas, minerais, proteínas, gorduras saudáveis e hidratos de carbono mais complexos, não açúcar (mesmo que a criança tenha peso normal)! 
Escolham comida de verdade, de preferência biológica e de época. Escolham o mínimo de alimentos processados e tenham sempre atenção aos rótulos. 
Se em idade adulta, estas escolhas são importantes, em crianças são fundamentais!

Para mais informação, leiam aqui este artigo: Revolucionar as lancheiras e para receitas vejam aqui



O Zé e o Manel a preparem o lanchinho ;) 


* Este artigo não invalida a correta avaliação da criança e do seu estado nutricional. Para dados mais preciso procure o seu médico ou dietista.





0

Um cheirinho das minhas férias ...

Já voltei de férias e quase nem conseguia escrever um post! As férias foram ma-ra-vi-lho-sas!
Senti um gostinho especial, não fazíamos férias "descansadas" há 3 anos! Nos últimos 2 anos foram-nos engolidas por situações muito chatas e que não nos permitiram a leveza devida do termo "férias". Confesso que até entrar no barco para o Porto Santo tive receio de que alguma coisa nos acontecesse, mas a partir do momento em que pusemos o pé na ilha, foi como se "o feitiço se tivesse quebrado". Estávamos mesmo de férias!
No Porto Santo tivemos paz, fizemos imenso exercício (desde golf, a trails e a acrobacias na praia), só fizemos boas escolhas alimentares, saladas, peixe, mariscos, muito poucos hidratos (para podermos ir sem remorsos à lambeca)! Também o fizemos assim porque tínhamos pela frente uma semana de férias em Canárias num hotel em regime de tudo incluído. E aí foi a LOUCURA! Por melhores escolhas que fizéssemos parecia que a comida multiplicava-se e a vontade de comer também! 
No final de contas, aumentei 1 kg, que entretanto já lá foi! 
Chegamos a fazer um detox digital na segunda semana, o que justifica a falta de publicações, e com isso descobri várias coisas: 1) que afinal o meu iphone não tem nenhum problema de bateria, aguentava 2 a 3 dias sem carregar; 2) que é muito fácil não usarmos o telemóvel quando estamos em paz; e 3) que dá-me mais tempo para ler, li quatro livros nestas férias, e já tinha saudades!
O Zé Pedro cresceu imenso, deu um pulo... parece que "engoliu um radio" e acha-se muito dono do seu nariz. Já faz aventuras que não imaginávamos que fosse capaz e pensa de uma forma que não pensávamos que pensasse! Estamos super apaixonados por ele ... 

... E agora a vida continua, até as próximas férias! ;) 



Esta foto é para os meus pais verem que deixamos o filhinho comer umas "porcariazinhas"! (neste dia! ahah!)



As aulas de aquagym que ia fazendo no hotel


Uma foto da autoria do Zé Pedro que descobriu a máquina fotográfica! 













0
Back to Top