Mentalidade de dieta !


Conhece algum amigo(a) que passa a vida a "em dieta"? Aquela pessoa que conhece todos os truques de dieta do momento, todos os alimentos que ajudam a emagrecer?! Aquele que está sempre a tentar emagrecer? E que passa a vida a falar no corpo, no peso, na definição, no rabo, nas pernas... enfim?! 

Muito provavelmente veio alguém à sua cabeça, não!? Pois então, a essas pessoas "damos" o nome de pessoas com mentalidade de dieta (diet mentality)

O que é isto?! É um conjunto de ideias que têm o objectivo de controlar a alimentação, podendo ou não ser acompanhadas de acções para tal. Normalmente o objectivo deste controlo é o de modificar ou manter o peso/corpo, ou controlar alguma doença associada à alimentação. 

Esta mentalidade de dieta tem 4 características básicas: 

µ Dicotomia
µ Julgamento do valor pessoal por meio do que se come
µ Julgamento do valor pessoal de acordo com o peso
µ Condicionar a concretização de um objectivo de acordo com o peso/corpo



µ Dicotomia
Os alimentos são exclusivamente divididos em dois grupos: os que fazem bem (ou seja, que emagrecem) e os que fazem mal (engordam). Não importa a frequência, a quantidade ou quem é que a está a comer, ou seja, não se consegue pensar além desta dicotomia.
Por exemplo, bolo de chocolate engorda, alface faz bem, pão engorda, tomate emagrece, clara de ovo é bom para o músculo, açúcar é mau para a diabetes. 



µ Julgamento do valor pessoal de acordo com o que comemos.

Diz que as pessoas que comem apenas os "alimentos bons" são melhores pessoas que as que comem "alimentos maus". Por exemplo, quem está com vontade de comer chocolate e em vez disso come um punhado de nozes, é mais inteligente porque faz melhores escolhas. 


µ Julgamento do valor pessoal de acordo com o peso. 

A pessoa é melhor ou pior dependendo do peso. Quanto mais magra melhor e quanto mais gorda pior. Por exemplo: "aquele é gordo, é fraco porque não tem força de vontade para emagrecer" ou "é tão magra, com certeza que é disciplinada" 



µ Condicionar a concretização de um objectivo de acordo com o peso/corpo


Quando eu emagrecer irei arranjar um bom emprego; Quando eu ganhar mais músculos finalmente vou poder ir à praia. Por exemplo, "quando eu emagrecer vou arranjar um namorado", "deixarei de ser envergonhado quando emagrecer"! 





Será que esta mentalidade de dieta é problemática?! .... Estudos recentes referem até que esta "privação constante" leva ao aumento de peso ... Is the diet mentality, making you fat?

Ora vejam lá se concordam com isto: 

1 - Esta mentalidade de dieta estimula o desejo de comer alimentos "proibidos". E como o proibido é desejado ... (Vai comer..!)

2 - Se a vontade estiver mesmo reprimida ... pode acontecer uma compulsão alimentar: um binge por estes alimentos "maus". (Vai comer..!)

3 - Ter pouca confiança em si quando está à frente da comida... (Vai comer..!)

4 - Em situações de festas (e perante a comida) ... surgirá um sentimento enorme de culpa e de resistência acrescida! (Vai comer...!)

5 - Pensar que se fez uma "asneira" ... estragou a dieta toda! ... (Vai comer..!)

6 - Vai tornar o metabolismo num expert em poupar energia que seria gasta, por fazer restrições alimentares (Vai engordar...!)

7 - Pode desenvolver transtornos alimentares, em pessoas com predisposição genética. 

8 - Gera uma pessoa insegura em relação ao corpo, sempre à procura da perfeição ... E cada vez que se aproxima da perfeição ... é contínua a insatisfação! 



Por isso .... vamos rejeitar esta mentalidade de dieta! 

Como? 

1 - Pense um pouco no seu historial de corpo e de dietas ... veja se sofreu danos, emocionais, fisiológicos ou sociais?! 

2 - Fique atenta a estes pensamentos de mentalidade de dieta... 

3 - Procure ajuda! Mas de um profissional especializado ... tente evitar dietas com nomes ou padronizadas ... nós não somos todos iguais! 

O nosso papel (de técnico, em consulta) é admitir que a obesidade é uma questão complexa, muito maior que as calorias ingeridas ou gastas! Estamos aqui para respeitar a pessoa, e o seu metabolismo, necessidades, fome, saciedade, apetite e prazer ... ! 



Sem comentários

Back to Top