Mensagem de Feliz Natal (só) para meus pacientes! :D

Queridos pacientes, 

Quero desejar um Santo e Feliz Natal ... e acima de tudo dar os Parabéns a TODOS os que neste Natal, estão mais saudáveis!!
A todos os que conseguem atar melhor os sapatos, aos que dormem sem roncar, aos que já frequentam ginásios, aos que compraram roupas novas e também aos que já conseguem usar roupas antigas!!
Aos que melhoraram a HgA1, aos que reduziram os valores da tensão arterial, a frequência cardíaca e também aos que reduziram os valores totais de colesterol!  
Às pacientes que engravidaram, aos pacientes que arranjaram namorada, e aos que já conseguem usar roupa M da Zara ... 
Podem parecer critérios banais, mas são estas as conquistas que me deixam mais descansada e em paz também no meu Natal!! :D 

Feliz Natal, e que em 2014 este nosso novo estilo de vida continue!! :D 

Beijinhos e boas escolhas alimentares! 

Nádia Brazão ** 




0

E quando só faltam 2 a 3 Kg?!

Já perdeu 10kg mas os últimos 2 a 3 Kg estão a custar a desaparecer?! Se foi tão fácil perder 10 ... porque custa tanto a perder o resto!?! 

São dois grandes motivos que fazem com que isto aconteça: Um metabólico e outro comportamental.
Metabólico: quando estamos a fazer uma dieta rigorosa e seguindo-a à risca, normalmente, estamos ingerindo poucas calorias. Talvez até poucas demais!! E, algumas vezes, estamos a restringir dramaticamente: hidratos de carbono, proteínas, gorduras… o organismo diminui o metabolismo e começa a acumular gordura com maior eficácia! Para o corpo, estamos a passar por um período de falta de comida no planeta e, para manter a vida, precisamos de poupar energia e aumentar as reservas (afinal somos seres humanos, biológicos, e não apenas seres sociais!).  Como consequência disto, cada facadinha na dieta, torna-se numa grande asneira! Acumulamos gordura mais do que o normal e engordamos facilmente com uma simples saída da rotina! 

Aqui, o mais importante é rever o plano alimentar e verificar onde estão os erros, eliminar a restrição máxima e incidir mais no exercício físico! Melhorar a capacidade física, para gastar mais calorias: correr, nadar, treinar cada vez mais e melhor! 

Comportamentalmesmo sem querer, estamos satisfeitos com o nosso corpo e 3kg são um mero detalhe estético! Mas, para conseguirmos o "corpo dos sonhos" temos que ser detalhistas na alimentação ... Muitas vezes quando estamos à frente das "asneiras" pensamos "Não estou assim tão mal, não me vou privar disto...", sem nos darmos conta deste pensamento, começamos a comer e a comer ... e depois vem o arrependimento! 
Quando faltam estes poucos quilos para eliminar, a satisfação com o nosso corpo, já está a par com a  motivação em seguir a dieta. Prevaricos e pequenos exageros acontecem com mais frequência e a balança não muda ! No inicio da dieta a motivação é máxima, com o passar do tempo, já nos permitimos a sair da linha mais vezes ...

Resolução: Re-ativar a motivação, e pensar em todos os quilos já perdidos! É natural fazer asneiras, claro que sim, mas não vale a pena: "morrer na praia"... Em consulta com os pacientes: eu proponho nova meta e o plano é re-avaliado! 

Boas escolhas alimentares, 




0

Coisas da tupperware que dão jeito!


Eu tenho tupperwares desde sempre. A minha mãe, sempre foi muito entusiasta da Tupperware, chegou a ser vendedora, pelo que tenho a casa cheiaaa de peças de todo o género e feitio! 

Em Outubro houve o workshop da tupperware lá no plano D! A equipa era um animação, e as bem-dispostas ofereceram-me o "micro-arroz" (à esquerda) e ensinaram-nos a usar a "microdelícia" (à direita)! 

 
Eu estou rendida! 

Muitas vezes ao jantar, não como hidratos de carbono, mas preparo sempre segundo prato para o Zé! Sopa, prato e sobremesa (geralmente fruta) ... e se mais houvesse mais ele comia! :D

O micro-arroz veio me dar um jeitão, é uma dose pequenina, para 2 pessoas no máximo, e funciona da seguinte forma:  1 dose de arroz, 2 doses de água ... uma salsinha ou alho, 5 minutos de microondas e já está! (faço o mesmo com a massa...) 

Resumindo, não tenho que controlar panelas, e o resultado é sempre saboroso e seguro (principalmente para mim, que sou meia azelha na cozinha)

A "micro-delicia", ou micro-omeletes como o Pedro chama, também é igualmente prática: 

- Misturar 3 ovos, fiambre de aves, salsa, cebola ... ou que se pretender! 4 minutos no microondas e já está!  




Esta foi a minha omelete ... e como estava tudo com fome, nem consegui tirar foto do depois! 

*** 
0
Back to Top