4 Cenários de férias [e como não engordar]

Estão a começar as "consultas pré-férias"! 
Estamos todos com receio de "recuperar uns quilinhos" nos nossos dias de descanso. Então hoje trago-vos umas dicas contextualizadas, sim, porque é diferente ir passar uns diazinhos ao Porto Santo do que ir para um Hotel em Canárias com tudo incluido! 
Ora vejamos: 

Cenário 1: Porto Santo (ou outra praia)

Se pensarem passar o dia inteiro na praia é importante que levem uma marmita bem recheada para que não faltem lanches. Se decidirem "almoçar" na praia, uma boa solução será uma salada fria sempre com alguma proteína (atum, ovo, frango, queijo fresco, salmão...) e de preferência sem hidratos de carbono - assim já estão a compensar alguma lambeca que possa aparecer). Se não gostarem de levar "prato", uma sandes em pão integral também com alguma proteína e salada serão uma excelente opção - não se esqueçam é que não devem comer mais pão no dia! 
Não se esqueçam de uma boa hidratação (não, não estamos a falar de caipirinhas nem cervejas)! Muita água ou águas aromatizadas (e aqui podemos inventar: ananás, hortelã, gengibre, canela, morangos...).
Para os lanches devem levar: frutos secos, fruta fresca, gelados de fruta, barras de cereais (podem se inspirar aqui).
Também nos podemos proteger do sol através da alimentação. Devemos incluir alimentos fotoprotetores ricos em carotenos (cenoura, abóbora, beterraba, pimentos), e ricos em vitamina E (sementes de linhaça, abóbora, girassol e sésamo). 


 São as nossas férias preferidas, o Zé adora a areia, fazemos caminhadas, 
andamos de bicicleta, e é um paraíso mesmo ali ao lado! 

Cenário 2: Conhecer uma cidade

A regra do ter sempre a comida conosco aqui também funciona. Com snacks ricos em gorduras instaurada e proteínas que ajudem a saciar. Os alimentos que precisem de frio aqui não são aconselhados, mas podemos recorrer a frutas que não se estraguem com facilidade como a maçã, pêras e laranjas. 
O momento das refeições principais também pode ser um desafio. Muitas vezes não sabemos onde nem o quê que vamos comer. Aí devemos recorrer ao bom senso: cuidado com "entradinhas, aperitivos e bebidas alcoólicas", escolher boas proteínas e sempre com saladas ou vegetais. Procure encontrar um equilíbrio entre o almoço e o jantar! 
Não nos devemos privar dos doces "típicos" da zona, mas cuidado com pães brancos, croissants, pães doces, waffles, biscoitos e gelados em excesso (e que não sejam típicos)! Com estes estamos tramados. 
A grande, grande vantagem deste tipo de férias, e que estamos bem mais ativos que a nossa rotina, andamos muito para conhecer, e perdermo-nos nos caminhos pode aumentar o gasto energético em 2 a 3x! ahah
Para quem viaja com crianças, procurem sempre escolhas Biológicas (vejam este post da minha viagem à Disney com o Zé)

Nas férias a Paris ninguém engordou (só o Gonçalo haha) fartamo-nos de andar e perdemo-nos imensas vezes! 
Ah e empurrar o carrinho do Zé também ajudou imenso!

Cenário 3: Hotel com tudo incluído

As refeições são variadas e muito convidativas, ainda por cima vamos com o pensamento do "está pago, agora é aproveitar"! Primeiro, não queira experimentar tudo logo no primeiro dia, lembre-se que vai lá ficar vários dias e pode ir experimentando aos poucos. 
O truque aqui é beber água, procurar o ginásio (e usa-lo de preferência todos os dias) e controlar os hidratos de carbono. Se exagerou ao pequeno-almoço cuidado com o almoço e com o jantar, e fazer pequenas jogadas entre estas três refeições - Compensar, compensar, compensar! 
Fuja o mais possível dos "spots" de hambúrgueres e cachorros, de gelados e das bebidas já incluídas! 
E boa sorte! ;) 

Esta foto foi na nossa lua de mel na Turquia, o e o Pedro estava a comer uma maçã numa saída! 
(na tentativa de compensar as pratadas de baklava dos jantares). Era um hotel 5 estrelas ultra tudo incluido - fomos todos os dias ao ginásio!

Cenário 4: Cruzeiro

Para quem já fez um cruzeiro, sabe que é um verdadeiro festival gastronómico! Desde cascatas de chocolate, a zonas de pães e horas de pizza, têm também muitas opções saudáveis desde saladas variadas e frutas e afins. O truque aqui é programar o nosso próprio horário de refeições para evitar comer várias vezes ao dia. 
Nos dias de saída dos navio, convém fazer um bom pequeno-almoço e "roubar" uma peça de fruta e uns frutos secos para os snacks do dia! Ao jantar, a não ser que seja "à la carta", tenham muito cuidado com os hidratos de carbono em excesso, avaliem como correu o dia! 
Estes navios têm também muitas atividades desportivas, procure as aulas de alongamentos e de step, e garanta que sabe onde fica o ginásio! 

Em todos os cenários, não se esqueçam de aproveitar bem as férias, relaxar, meditar, porque estes são os verdadeiros momentos de prazer que nos tornam mais saudáveis!


Um cruzeiro em Novembro/Dezembro, o Zé tinha apenas 9 meses, foi o mais desafiante, confesso que acho que só não engordei porque tinha o hipertiroidimos ativo (e podia comer de tudo) lol

Sem comentários

Back to Top