Zé Pedro: "Mamã, eu vi uma estrela cadente!"
Eu: "E pediste um desejo?"
Zé Pedro: "Sim!! ... 30 dias de férias"
Ahah
E para que o seu desejo se concretizasse, ele vai mesmo ficar 30 dias de férias, 15 dias a passear entre os avós (coisa que ele adora) e mais 15 dias coladinhos ao Papas! Eu adoro o meu trabalho [Graças a Deus], mas passar tempo com ele é maravilhoso, é quando me apercebo do tempo que "perco" quando não estou com ele, e de como ele está tão crescido! É nas férias que me apaixono com mais intensidade por ele (se é que isso é possível)!
Como vou sair no final da semana, as compras cá de casa ficam mais difíceis de gerir: não podemos comprar nada que se vá estragar, e temos que consumir todos os "restinhos"!
Esta receita de barrinhas foi inspirada mesmo nisso, nos restinhos de sementes, frutos secos e cereais que andavam cá por casa espalhados em taçinhas, tupperwarezinhos e saquinhos (coisa que não gosto nada!)
Barra de sementes, frutos secos e figos
Ingredientes:
2 chávenas de figos
2 chávenas de flocos misturados (trigo sarraceno, millet e arroz)
3/4 chávena de geleia de trigo
1/2 chávena de arandos
1 Chávena de nozes
1/2 chávena de cajus
1 chávena de arroz puff
1/4 chávena de sementes (usei chia, linhaça e sésamo)
1 laranja
3 c.sopa de óleo de côco
Modo de fazer:
Colocar em água os figos, as nozes e os cajus durante cerca de 1 hora.
Triturei os figos com a geleia de trigo e o óleo de côco, o que criou uma pasta que serviu depois de "colante". Depois triturei as nozes com os cajus, apenas o tempo suficiente para ficarem de tamanho mais pequeno e uniforme (não deixar em papa).
Numa taça grande coloquei todos os restantes ingredientes, a pasta de figos e os frutos secos e misturar muitooo bem! No final juntei o sumo de uma laranja para dar um aroma cítrico às barras.
Distribui sobre o tabuleiro em papel vegetal e prensar bastante bem.
Levei ao forno a 170ºC durante cerca de 20 minutos.
Deixei arrefecer e depois cortei com uma faca "tipo a do pão".
De todas as barras que já fiz, esta foi a mais fácil de cortar e penso que teve muito a ver com a pasta de figos. Esta pasta também pode ser feita com tâmaras.
Ah e claro a barra foi 98% biológica ;)
O produto final!
A mistura dos frutos secos.
A pasta castanha é a pasta de figos.
E antes de ir para o forno!
Sem comentários