Hoje trago-vos um pressentindo de Natal! Outro caso clínico, muiittooo especial!!
Cada vez que publico um caso clínico, oiço alguém (ou leio) a dizer: "agora, o problema é manter".
Temos sempre algum receio de perder peso, e de o recuperar passado uns tempos, temos medo que "toda a trabalheira tenha sido em vão".
Quando publiquei o último caso clínico, recebi uma mensagem no facebook de uma paciente minha, a Joana.
Fez-me um clique! Era perfeito... mesmo antigo, porque não publicar como está a Joana, agora, passados 4 anos que perdeu os 30Kg!?
Manter o peso perdido depende de vários factores:
1º Da perda em si, se o plano alimentar for adequado à rotina de cada um, a mudança de estilo de vida tornar-se-á mais fácil, e não dramática. Deve ser um plano que se adeque "ao resto da vida".
2º Da motivação de cada um: se pensarmos a longo prazo, ou seja, perguntarmo-nos "como queremos estar daqui a 5, 10 ou 20 anos", é mais fácil! Devemos projectar as nossas vontades a longo prazo, assim "o nosso comportamento segue o nosso pensamento"
3º Não perder o fio à meada! Devemos ir pelo menos uma vez à balança, e fazer visitas periódicas à consulta de nutrição.
4º Levar isto "na boa, sem stress", o estado emocional conta muito na manutenção do peso! Se por alguma razão aumentarmos 2 ou 3 kg, não podemos "jogar a toalha para o chão", e devemos re-iniciar a rotina saudável assim que possível!
E chega de conversa, fiquem aqui com a Joana! :)
Uau. Que grande mudança. Parabéns as duas!!
ResponderEliminar